Sistema DALI é um sistema revolucionário que veio para dinamizar completamente a luz nos ambientes. O nome é uma sigla derivada do inglês:
Digital
Adressble
Light
Interface
Ou, numa tradução livre para o português, interface digital de endereço da luz. Esse nome tem sentido porque, na realidade, é o controle e gerenciamento da luz por meio dos equipamentos, reatores digitais do tipo DALI. É também um protocolo internacional, todos os equipamentos com esta sigla podem “conversar” ente si, independente da marca ou procedência. É possível ter uma instalação com uma marca de reatores e outra no sistema, desde que sejam do tipo DALI. Sendo assim, essa uma das maiores vantagens do moderno sistema que veio para dar flexibilidade na iluminação dos mais diversos ambientes.
Outra vantagem deste sistema é que, além de comandar os reatores dimerizáveis do tipo DALI, é possível comandar também o funcionamentos de lâmpadas LED dimerizáveis. Em sistemas de iluminação, podemos criar diversos cenários. Uma vez feitos na programação, grava-se no controle (seja celular, parede ou remoto) e então toda vez que desejar tal cenário basta selecionar a tecla programada. Exemplos:
-TECLA 1 -Todas as barras LED lineares ligadas a 30% e os LEDS pontuais a 70%;
-TECLA 2 -Todas as barras LED lineares ligadas a 70% e os LEDs pontuais desligados;
-TECLA 3 -Todas as barras LED lineares ligadas a 20% e os LEDS pontuais a 100%;
São incontáveis as possibilidades.
Instalação:
Num sistema de dimerização tradicional que é comandado por um sinal de 1 a 10 volts, utilizado até a invenção do DALI, era necessário que cada driver dimerizável fosse ligado à central de comando por um par de fios polarizados, fazendo um emaranhado de fios. Imagine um sistema com 300 drivers, são 300 pares de fios polarizados chegando até uma central, na qual exige eletrodutos de grande bitolas. A exigência em questão se justifica graças a necessidade do numero total de 300 pares na chegada da central para determinar uma espessura considerável.
Essa é uma grande vantagem de instalação do DALI já que se utiliza apenas de um parde fios sem polaridade que interliga todos os reatores. O mesmo par de fios passa por todos os drivers de forma independente da ligação elétrica do driver, chegando a central de comando (DALI) apenas um par de fios, que pode ser conduzido por qualquer eletroduto pois não sofre interferência de nenhuma ordem, seja de fios elétricos, cabos lógicos de dados ou de telefonia.
Com tal facilidade na instalação tudo é simplificado, inclusive eventuais manutenções.
A utilização do DALI em sistemas de automação predial é uma grata realidade já que funciona por endereçamento, então é possível identificar num monitor sempre que um driver estiver com problemas. O técnico vai diretamente ao local e corrige o que estiver errado, seja o Driver ou o LED. Com todas as possibilidades e vantagens que o DALI permite, podemos afirmar que o homem finalmente passou a dominar a luz, fazendo do jeito, forma e cor que desejar numa mesma instalação.
Ficou interessado?
Entre em contato com nosso especialista parceiro nos seguintes canais de comunicação:
Tel: (11) 97544-4349
E-mail: leonardo@studiodelli.com.br